Bairros de Teresina estão há mais de uma semana sem coleta de lixo

27/12/2025

Moradores de bairros das zonas Sul e Sudeste de Teresina denunciam que estão sem coleta regular de lixo há mais de uma semana. Conforme relatos enviados ao Cidadeverde.com, a situação tem causado transtornos e não houve qualquer comunicação prévia sobre o problema.

Em nota (leia no final da matéria), a Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) informou que já notificou formalmente a empresa Ibero Lusitana, responsável pelo serviço, e que está aplicando todas as penalidades previstas em lei, inclusive uma eventual rescisão do contrato.

Prefeitura prepara quatro licitações da limpeza de Teresina em 2026

Moradora do Conjunto Renascença 3, na zona Sudeste da capital, Anna da Silva conta que a coleta de lixo na região costuma ocorrer nas terças, quintas e sábado, mas que desde o dia 18 de dezembro o serviço não ocorre, causando o acúmulo de lixo domiciliar nas calçadas.

"Desde a quinta-feira da semana passada, dia 18 de dezembro, estamos sofrendo com a falta da coleta de lixo aqui no nosso bairro. Está um caos de amontoado de lixo na porta de todo mundo, espalhando muito fedor pela rua. Está uma situação insuportável, parecendo quase um lixão", protestou a moradora.

Situação semelhante também foi registrada no bairro Portal da Alegria, na zona Sul da cidade. De acordo com moradores, o acúmulo de lixo durante o feriado natalino provocou mau cheiro e desconforto. "Infelizmente, passamos o Natal com um 'aroma' nada agradável", denunciou um leitor do Cidadeverde.com.

Greve suspensa

A greve dos trabalhadores da limpeza urbana nas zonas Sul e Sudeste de Teresina foi encerrada na última quarta-feira (17) após a empresa Ibero Lusitana regularizar o pagamento de benefícios em atraso. Com isso, os serviços de coleta de lixo eram para ter voltado a operar normalmente nas zonas que a empresa atende. De acordo com o presidente do Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Piauí (Seeacep), Jonatas Miranda, a empresa efetuou o pagamento do vale-alimentação, das horas extras e também regularizou o plano de saúde da categoria.

Leia a nota na íntegra:

A Eturb – Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano – informa que todas as reclamações recebidas referentes à coleta de lixo domiciliar nas Zonas Sul e Sudeste da capital estão sendo devidamente registradas e encaminhadas à empresa Ibero Lusitana, responsável pelos serviços, para a adoção das providências cabíveis.

A autarquia esclarece que a empresa já vem sendo formalmente notificada em razão das demandas apresentadas e que a Eturb está aplicando todas as penalidades previstas em lei, não sendo descartada, inclusive, a rescisão do contrato caso as irregularidades persistam.

Fonte: Cidadeverde.com