Dezembro Laranja: Prefeitura de Timon intensifica ações de prevenção ao câncer de pele

A Prefeitura de Timon está mais uma vez engajada em mobilizar a população sobre importância da prevenção do câncer de pele. As ações estão concentradas na Campanha do Dezembro Laranja de 2020. Para atender toda a demanda do município, a Secretaria de Saúde de Timon está realizando agendamentos para a Policlínica, que possui as especialidades médicas como a dermatologia.
Esse tipo de câncer é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, o câncer de pele é raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas.
Exposição prolongada e repetida ao sol (raios ultravioletas - UV), principalmente na infância e adolescência, aumentam o risco da doença, como também ter pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros, ou ser albino, ter história familiar ou pessoal de câncer de pele.
Continue lendo após a publicidade

A estimativa de novos casos no Brasil, em 2020, é de 176.930, sendo 83.770 homens e 93.160 mulheres, segundo dados do INCA. Número de mortes no Brasil chegou a 2.329, sendo 1.358 homens e 971 mulheres, com dados referentes a 2018.
Para Daniele Coimbra, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde e de Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT'S), o câncer de pele é o que mais mata no Brasil. "O câncer de pele, mata mais que o de próstata e o de mama, são cerca de 180 mil pessoas acometidas pela doença por ano, 27% da população sofre com a patologia. Então estamos mobilizados para atender a população de Timon que precisa desse atendimento. Essa é segunda vez que a cidade realiza a campanha". concluí a coordenadora.
A Prefeitura orienta a população a procurar as Unidades Básicas de Saúde do município, as UBS's mais próximas de suas residências e na unidade, será feito o encaminhamento para a Policlínica, lá será agendado o dia do atendimento.
Além dos atendimentos, a prefeitura através da campanha Dezembro Laranja também realiza nas UBS's várias ações de mobilização da comunidade sobre o câncer de pele. São realizadas rodas de conversa, palestras, blitz, entre outras.
Saiba mais sobre o câncer de pele
Como prevenir
Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h.
Procurar lugares com sombra.
Usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus, óculos escuros com proteção ultravioleta.
Aplicar na pele, antes de se expor ao sol, filtro (protetor) solar com fator de proteção 15, no mínimo.
Usar filtro solar nos lábios.
Como o câncer de pele se apresenta no corpo
Manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram.
Feridas que não cicatrizam em até quatro semanas
Nesses casos, procurar o mais rápido possível o médico dermatologista.
O diagnóstico normalmente é feito pelo dermatologista, através de exame clínico.
Tratamento
A cirurgia é o tratamento mais indicado.
As terapias fotodinâmicas.
A criocirurgia e a imunoterapia tópica são também opções para o tratamento desses cânceres.
No entanto, exigem indicação precisa feita por um especialista.
