Vídeo: Sem sede própria da prefeitura, prefeito no interior do Piauí dá expediente no meio da rua

06/01/2021

O município de Alvorada do Gurgueia, localizado a 539 km ao Sul de Teresina, não tem prefeitura. A sede, que funcionava em um prédio da família do ex-prefeito, foi desmobilizada com o fim do mandato. Sem gabinete para trabalhar, o prefeito empossado Lécio Gustavo (MDB) está atendendo a população em uma tenda improvisada no meio da rua.

"A prefeitura não tem sede. Nosso município vem de uma gestão que administrava há 20 anos. Foram quatro mandatos e mais uma sucessão do prefeito Luis Martins. Nos últimos anos a prefeitura funcionava em uma casa da família no Centro da cidade. No final do mandato ele desmobilizou o prédio, tirou os arquivos, equipamentos, e colocou no Centro Cultural e desocupou a casa. Na verdade, não temos prédio ainda na cidade para poder atender o nosso povo", afirmou o prefeito ao Cidadeverde.com.

Para piorar a situação, o prefeito disse que encontrou o prédio do Centro Cultural sem condições de uso e que ameaça até desabar.

"O prédio que do Centro Cultural que ele colocou os arquivos está totalmente sem condições de uso. O teto está caindo, quando chove entra água, existem várias infiltrações. Tem vários problemas de engenharia", destaca.

Lécio disse que está fazendo uma força-tarefa com sua equipe para poder alugar um prédio e começar a remontar a sede da prefeitura. "Estamos aqui fazendo uma força tarefa para que a gente possa alugar uma residência para poder usar como prefeitura nesse primeiro momento de gestão", afirma.

Material da prefeitura é encontrado no lixo em Alvorada do Gurgueia
Material da prefeitura é encontrado no lixo em Alvorada do Gurgueia

Outro problema encontrado em Alvorada do Gurgueia é o financeiro. Segundo o prefeito, o município está impedido de receber transferências da União por conta de pendencias junto ao Tesouro Nacional, o conhecido Cauc. O CAUC é um serviço que simplifica a comprovação da situação de regularidade de entes da Federação, seus órgãos e entidades, e organizações da sociedade civil, para fins de recebimento de recursos públicos mediante transferência voluntária da União.

Fonte: Cidadeverde.com

Deixe seu comentário.